As instituições e agentes formadores de opinião em parintins sob o ponto dos profissionais da imprensa
Juliana Cristina da Silva FERREIRA
Antônio Heriberto Catalão JUNIOR
Universidade Federal do Amazonas, Parintins, AM
RESUMO
Este presente trabalho pretende indicar quais são os caminhos de influência, as organizações mais e menos credíveis dentro do município de Parintins e os principais líderes de opinião, sob o ponto de vista dos profissionais da imprensa. A abordagem utilizada foi à quantitativa, através de 30 questionários aplicados com os profissionais de diversos meios de comunicação no município. Os resultados apontam que as instituições com maior credibilidades são: universidades, igrejas e imprensa. Com menor credibilidade são: câmara dos vereadores, partidos políticos e sindicatos. E dentre os principais líderes de opinião do município estão comunicadores, líderes religioso, político e de movimentos sociais.
Palavra-chave: Líderes de Opinião; influência; instituições
INTRODUÇÃO
Parintins é um município brasileiro localizado no interior do Estado do Amazonas, distante cerca de 420 quilômetros de sua capital, Manaus. Segundo dados do último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, sua população é de 102.066 habitantes (IBGE, 2010), figurando como o segundo município mais populoso do Estado. Atualmente a rede de comunicação midiática é composta por quatro rádios, seis jornais impressos de periodicidade diária ou semanal, dois sites de notícia, um blog e uma transmissora de televisão local. A influência dos formais meios de comunicação existe no município, entretanto, há outros caminhos de influência que contribuem com a formação da opinião pública, como os líderes de opinião.
Assim como outras cidades interioranas, Parintins não conta com tantas mídias e esta particularidade possibilita a influência dos líderes de opinião junto à população, atuando em diversos setores da sociedade.
Mario Wolf (2003), afirma que é dentro do