Resumo do texto: Recrutamento e Seleção de Pessoal: O que a Análise do Comportamento tem a dizer?
A Área de Recursos Humanos é a área responsável por analisar o perfil comportamental das pessoas, para encaminhá-las às vagas que mais se enquadram aos seus perfis. E fazer estas análises está sendo cada vez mais importante nos últimos anos. Existem dois profissionais, que, apesar de fazerem algo muito parecido, são diferentes: o psicólogo, e o Analista do comportamento. Os dois conhecem muito bem a mente humana, e o comportamento das pessoas. Mas enquanto o psicólogo se encarrega de fazer sessões de terapia, para que as pessoas se sintam melhores, o Analista do comportamento analisa o perfil psicológico dos candidatos às vagas de uma empresa, para encaminhá-los à vaga que mais combina com eles. Este último é um cientista, e trabalha para o RH da empresa, bem diferente do psicólogo.
A seleção de Recursos Humanos seleciona os melhores candidatos para uma vaga, conforme suas características psicológicas, por exemplo: seleciona-se as pessoas mais tranquilas, para fazerem trabalhos mais estressantes dentro da empresa, onde não se pode ficar estressado. Seleciona-se as pessoas mais extrovertidas e comunicativas, para conversar com os clientes da empresa. De uma forma geral, são selecionadas as pessoas que manteriam ou aumentariam a produtividade de um setor.
Isso se tornou tão importante nos últimos anos, que os cientistas das escolas da administração começaram a pesquisar sobre ferramentas de avaliação psicológica, para serem inseridas nas organizações. Porém essas ferramentas seriam usadas apenas em empresas privadas, que priorizam seu próprio lucro, e não seriam usadas por empresas sem fins lucrativos, e que cuja administração prioriza outros objetivos.
Devido à necessidade de fazer testes psicológicos, hoje em dia existem muito mais empregos para psicólogos, e profissionais encarregados de fazerem isso. Há muitas agências com esse objetivo, e cada vez mais empresas