Administraçao de Projetos
Administração de Projetos
Apresentando o Projeto
Perguntas importantes:
1- Qual o produto será fornecido? (Qual é o escopo do projeto?)
2- Quando será fornecido? (Qual é o prazo do projeto?)
3- Quanto custará? (Qual é o orçamento do projeto?)
Definição de projeto
Um empreendimento temporário ou uma seqüência de atividades com começo, meio e fim programados.
Que tem por objetivo fornecer um produto singular.
Dentro de restrições orçamentárias.
O desempenho de um projeto é avaliado pela medida em que essas três variáveis críticas de desempenho são atendidas. A seguir, as três serão analisadas separadamente.
Atividade temporária
Projetos são sistemas ou seqüências de atividades finitas. Uma atividade repetitiva, ou que tem duração contínua, não é um projeto. É uma atividade funcional ou programa. No entanto, a duração limitada é uma condição ideal, que nem sempre ocorre nem pode ser atendida. Na prática, alguns projetos não tem prazo exato para terminar, arrastam-se indefinidamente, terminam muito depois da data limite, ou começam sem definição clara das datas de início e de conclusão. Às vezes, um projeto precisa ser suspenso ou prorrogado, por causa de acidentes, eventos imprevistos, falta de recursos ou porque a estimativa do prazo foi incorreta. Essas dificuldades podem ser contornadas em alguns casos. No entanto, os prazos são inflexíveis em outros casos. Ex: Eleições e competições. Apesar das dificuldades, a diminuição da margem de erro na previsão dos tempos e a conclusão dentro do prazo devem ser perseguidas como ideais da administração de projetos.
Produto singular
A ideia central na definição de projeto é o produto que será fornecido (ou escopo do projeto). Os produtos dos projetos classificam-se em três categorias principais: produtos físicos, conceitos e eventos.
Produtos Físicos
São tangíveis. Muitos projetos são atividades temporárias ao final das quais um