Administração de Projetos
Centro Socioeconômico
Departamento de Ciências da Administração
CAD7231– Administração de Projetos
Docente: Marcos Abílio Bosquetti
Acadêmica: Elizabeth Horn
1ª Atividade Individual
O que é uma EAP?
Estrutura Analítica de Projetos (EAP), é a subdivisão das entregas do projeto em questão. Sua função é “quebrar” o projeto em pequenas partes deixando-o manejável e de fácil gerenciamento. É estruturado em forma de árvore hierarquica, identifcando todas as entregas necessárias e a sua maneira correta de organização para completar todas a etapas do projeto.
Por que a EAP é uma parte fundamental do projeto?
É fundamental porque é a ferramenta primária para descrever o escopo de todo o projeto e, principalmente, serve com base para a maior parte do planejamento do trabalho. Além disso a EAP não é criada apenas para o gerente do projeto, mas para toda a equipe de execução do projeto, bem como para as demais partes interessadas tais como clientes e fornecedores.
Quais são as vantagens da decomposição do escopo do projeto?
Suas principais vantagens da decomposição do escopo: Aproximação de valores, custos, tempo e recursos são mais precisos; as pequenas subdivisões são mais fáceis de serem gerenciadas; podem ser administradas por mais membros da equipe, e o gerente pode avaliar o desempenho do projeto com mais precisão de suas entregas.
Cite 4 ferramentas e técnicas para definição do escopo do projeto.
Análise de produto: Qual a funcionalidade que o produto inserido vai ocasionar na empresa, seus objetivos e seu retorno financeiro.
Identificação de alternativas: O que se deve conter nos produtos para que se obtenha os melhores benefícios, essas alternativas são avaliadas como sendo tangíveis e intangíveis. São analisados os tanto os objetivos de longo prazo como os de curto prazo.
Opinião especializada: Pedir recomendação de especialistas externos para analisar o escopo, com a vantagem de serem independentes.
Análise