RESUMO DO TEXTO “OS TEMPOS E OS ESPAÇOS ESCOLARES NO PROCESSO DE INSTITUCIONALIZAÇÃO DA ESCOLA PRIMÁRIA NO BRASIL”
CENTRO DE EDUCAÇÃO - CED
PEDAGOGIA
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO II
PROFESSORA: FRANCISCO CARLOS A. ALBUQUERQUE
ALUNA: RAQUEL JOCA MENEZES
RESUMO DO TEXTO “OS TEMPOS E OS ESPAÇOS ESCOLARES NO PROCESSO DE INSTITUCIONALIZAÇÃO DA ESCOLA PRIMÁRIA NO BRASIL”
Fortaleza - CE
2012.2
O texto tem como objetivo compreender como diversos fatores influenciaram no desenvolvimento sócio histórico e edificação da escola primária. De acordo com os diversos lugares físicos utilizados como escola, o texto é dividido em três tópicos: Casas-escola, escolas-monumento e escolas funcionais.
O tópico Casas-escola (século XIII e XIX) vai retratar os espaços improvisados que eram utilizados no período colonial como instituições escolares com pouquíssima participação do Estado, estes eram as casas de família, as casas dos professores, igrejas, sacristias, prédios comerciais, e até mesmo as dependências das Câmaras Municipais. Não apenas os que frequentavam a “escola” tinham acesso às primeiras letras, pois têm-se indícios que existia uma rede de escolarização doméstica que atendia um grande número de pessoas que chegavam até mesmo a superar a quantidade dos que frequentavam as instituições da rede pública estatal.
Somente a partir da segunda década do século XIX vai haver discussões sobre os espaços adequados para a ministração da educação pública. Com esses debates, na última década deste século vai começar a surgir os grupos escolares, escolas-monumentos (final do século XIX), que visavam a grandeza arquitetônica dos espaços. Esse tipo de escola possuía uma rígida organização, os alunos eram divididos de acordo com o grau de conhecimentos, o soar da campainha marcava o intervalo das aulas ministradas, o cansaço mental exigia isto, pois as aulas eram de aproximadamente quatro horas. Existiu uma grande demanda por vagas, consequência das inovações que ocorreram, e com isto houve a necessidade de ter o funcionamento dos