História educação
GERAL E BRASILEIRA
Maria Lúcia Wochler Pelaes
“As dificuldades práticas só podem ser definitivamente resolvidas através da prática e da experiência cotidianas. Não será um conselho de sociólogo, mas as próprias sociedades que encontrarão a solução.” Émile Durkheim
RESUMO
Este artigo tem por escopo apresentar, de forma bastante breve, as linhas gerais da educação através da história, traçando uma trajetória linear que aponta para a mudança no sistema de ensino primitivo e comunitário, para o sistema escolarizado que oscilou entre laico e confessional. Tal objetivo é delineado sob a consciente dificuldade que é falar da História da Educação, pretensamente resumindo-a, porém enquanto tarefa cronológica pode ser avaliado como um ensaio que contribui para uma visão geral da história da educação, em diferentes contextos históricos, no conjunto das relações sociais, sempre mutáveis.
Palavras- chave: Educação, História da educação, Educação brasileira.
INTRODUÇÃO
É importante analisarmos a trajetória que o processo educacional tomou através dos tempos, para que possamos entender o curso que a educação e o ensino escolar traçam nos tempos atuais, como fator dinâmico, que tanto resulta de um processo de construção cultural quanto de um processo em mudança permanente, que dialeticamente influencia os moldes sociais de formação do cidadão e é influenciado por paradigmas construídos socialmente e que representam um ideário que tece a trama das políticas geradas e retro-alimentadas no cenário polêmico da educação mundial e nacional.
Ao estudarmos a História da Educação percebemos que, em linhas gerais, a educação primitiva não se pautava pelo modelo escolar, como acontece atualmente. O surgimento da escola, entretanto, não significa que todos terão acesso a ela, processo que só será efetivado, na Europa, nos séculos XVIII e XIX. No Brasil, este acesso só será implantado na segunda metade do século XX.
Há também