História e histórias da educação
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
PEDAGOGIA
KELLY FARIA LACERDA
KÉZIAH MARA MOREIRA NASCIMENTO SILVA
LÚCIA SOARES GONZAGA
PRISCILA BASTOS LAGES
RENATA AMARO DA SILVA VENUTO LAGES
“História e Histórias da Educação”
Sete Lagoas
2010
kelly faria lacerda
KÉZIAH MARA MOREIRA NASCIMENTO SILVA
LÚCIA SOARES GONZAGA
PRISCILA BASTOS LAGES
RENATA AMARO DA SILVA VENUTO LAGES
“História e Histórias da Educação”
Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para disciplina Processo Educativo no Contexto Histórico.
Prof. Bernadete de L. Streisky Strang.
Sete Lagoas
2010
Educação no Brasil
Com a vinda da família Real para o Brasil é que se deu sua verdadeira descoberta, assim o Brasil passou a ser conhecido, a existir. Em 1823 começa a existir métodos de ensino, apesar de ainda ser para poucos e homens. Quatro anos depois foi criado um projeto de lei provendo exame de seleção para professores e abertura de escolas para meninas. Com a autonomia política adquirida em 1822, fazia-se necessária uma constituição, despertando assim a ideia de Sistema Nacional de Educação, mas como a sociedade brasileira manteve sua base escravocrata, o ensino reduziu-se simplesmente a filhos de homens livres. Até a Proclamação da República em 1889 praticamente nada se fez de concreto pela educação brasileira.
A educação no Período da Primeira República
Depois de passar por várias mudanças, reduções e crises, a Primeira República é o período no qual se colocou em questão o modelo educacional herdado do império que dava previlégios à educação primaria e profissional. Em 1920 a educação elitista entra em crise. Essa década foi marcada por diversos fatores relevantes no processo de