História da educação - o que é história?
Desde cedo, já na infância, somos introduzidos à história. De uma maneira não tão clara, mas somos. E, na medida em que vamos evoluindo, nossa concepção do que é história também vai mudando. Percebemos que esta, é uma forma de conhecer a realidade e que está sempre em constante mudança. O conhecimento produzido por ela nunca é perfeito ou findável.
Mas afinal, o que é história? Há uma grande discussão no que tange a esse respeito, já que os filósofos, historiadores, sociólogos e outros especialistas, estão sempre debatendo sobre o assunto. Para isso, temos que voltar às origens da humanidade para buscarmos o real conceito. “História” é uma palavra de origem grega, que significa investigação, informação. E, desde sempre, há a necessidade do homem em investigar e ir em busca de informações sobre sua origem. É então que surge o mito, transmitido de forma oral de geração a geração.
O mito é sempre uma história que envolve deuses ou personagens mitológicos e sobrenaturais. O homem é sempre um ser passivo às ações dos deuses, que são os responsáveis pelo seu destino. Sempre abordam os primórdios da criação, o princípio de todas as coisas. Mas o mito é visto como um exemplo para as outras realidades. A explicação mítica não vai desaparecer, pois existe até hoje em inúmeras manifestações culturais e, ao recontar essas explicações, há uma reflexão por parte do homem que as relembra.
História e filosofia andam ali, sempre juntas, sempre como forma de explicação, pois a filosofia vai tratar do conhecimento de um modo geral. Heródoto é considerado o pai da história, por ter sido o primeiro a adotar a palavra no sentido de investigação. Portanto, é notável que os historiadores estejam mais ligados ao presente do que ao atemporal, característica predominante do mito.
Após isso, depois de um longo processo histórico, a humanidade não é mais atrelada a Roma e suas ideias. Agora, o cristianismo é adotado e tem grande influência na