Projeto de intervenção
O estágio é realizado no Centro de Referência da Assistência Social - CRAS
Área de Atuação:
Política social setorial de Assistência Social
O CRAS é uma unidade pública, de proteção básica da Assistência Social, localizada em local estratégico, viabilizando assim o acesso do usuário. Tem como principal objetivo a promoção da família, sendo a “porta de entrada” do usuário à rede de proteção social básica do SUAS.
O trabalho com famílias e comunidade do território de abrangência do CRAS pauta-se em uma abordagem psicossocial com ações com ações que visam informar, formar e transformar as suas representações e práticas na referência dos direitos de cidadania. Para tanto é necessário conhecer os grupos familiares, identificando suas necessidades e demandas, potencializando sua inclusão na rede de atendimento, encaminhando e acompanhando cada caso – processo fundamental para o alcance dos objetivos propostos (MESQUITA, 2007, p. 17).
Os serviços desenvolvidos no CRAS funcionam por meio de uma rede básica de ações articuladas e serviços próximos à sua localização. Cada unidade do CRAS conta com: coordenador, assistentes sociais, psicólogos, auxiliar administrativo e estagiários. Promover emancipação social das famílias e devolver a cidadania às mesmas é o objetivo do programa, contudo, tais objetivos demandam trabalho em rede, seqüencial, com acompanhamento para obter êxito. As políticas públicas têm caráter emancipatório e à medida que aplicadas promovem a cidadania, ou seja, os mínimos necessários na perspectiva do resgate do direito.
Identificação do Projeto de Intervenção
A partir da inserção das estagiárias Andréia Batista Passos e Florípes Antunes Remígio, no Centro de Referência da Assistência Social - CRAS e após período de observação, verificou-se que segundo diretrizes do PAIF, sugere-se que sejam criados grupos de convivência e sociabilidade para crianças,