Projeto de intervenção
O presente projeto de intervenção foi feito mediante os resultados do projeto de pesquisa realizado de agosto a novembro de 2009, onde foram feitas entrevistas com as famílias dos pacientes portadores da AIDS.
Surgindo o interesse em trabalhar com os familiares de tais pacientes, no intuito de incentivá-los a não só os acompanharem, mas também se prevenirem desta doença que é o HIV/AIDS.
1. PROJETO DE INTERVENÇÃO
Necessidade de fortalecer o vinculo entre família e paciente no sentido de facilitar o tratamento do portador da AIDS.
2. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
2.1 Nome de entidade:
CAASAH (Casa de Apoio e Assistência ao Portador do Vírus HIV), localizada na Rua Rio Paraguaçu, 08 no bairro de Mont Serrat. A CAASAH funciona como uma casa de apoio e recuperação para pacientes debilitados. Para os adultos a CAASAH funciona como “casa de passagem”, para as crianças, a maioria órfã desenvolve um papel de orfanato, e sobrevive de doações.
2.2 Responsável pela elaboração do Projeto Maria do Carmo carvalho Ramos ( Estagiária de Serviço Social)
2.3 Responsável pela execução do Projeto Uma Assistente Social Maria do Carmo carvalho Ramos ( Estagiária de Serviço Social)
3. JUSTIFICATIVA
Estudo realizado no projeto de pesquisa sobre a importância do apoio familiar ao portador do vírus HIV revelou a suma importância da presença da família dos portadores do vírus HIV / AIDS, para a realização correta do tratamento destes. Isso porque foi visualizado que os portadores do HIV lidam com a doença diante da situação de internação sem apoio familiar.
O contato com a família quando em si, um sentimento de reparação do pertencimento a um lugar social. Seria importante que tanto entre crianças portadoras, como aos portadores adultos a retomada desse contato fosse envolvida por estratégia de afetividade no núcleo