FIBRIA
A Fibria possui 647 fornecedores significativos, que são aqueles que estão em sua base de homologação, dos quais 525 passaram por avaliação de responsabilidade social em 2011. Destes, 410 fornecedores foram aprovados, 105 aprovados com restrição e 10 reprovados na avaliação de responsabilidade social.
Criada em setembro de 2009, como resultado da incorporação da Aracruz Celulose S.A. pela Votorantim Celulose e Papel S.A. (VCP), a Fibria é a maior empresa mundial no setor de celulose de fibra curta. Com cinco Unidades Industriais em operação e uma base florestal própria de 875 mil hectares, dos quais 323 mil são destinados à conservação ambiental, a companhia conta ainda com o fornecimento de madeira por produtores independentes. Em 2010, os 3.593 contratos assinados com esses fornecedores representaram 115 mil hectares adicionais na produção de eucalipto. A companhia tem quase 17 mil trabalhadores diretos e indiretos e está presente em 252 municípios em sete Estados brasileiros. Suas operações incluem áreas florestais e fábricas no Espírito Santo, em Mato Grosso do Sul e em São Paulo, além de plantações na Bahia, em Minas Gerais, no Rio de Janeiro e no Rio Grande do Sul, do terminal marítimo de Caravelas (BA) e do terminal marítimo de Portocel (ES), do qual detém 51% das ações em sociedade coma Cenibra. Também na Bahia localiza-se a Veracel, uma joint venture da Fibria com o grupo sueco-finlandês Stora Enso.
Fibria procura engajar sua cadeia produtiva e compartilhar as melhores práticas socioambientais, com o objetivo de mapear e reduzir as emissões de carbono, usar de forma responsável os recursos naturais e assegurar o respeito aos direitos dos trabalhadores. Além disso, os fornecedores também são orientados sobre a importância de reduzir ao máximo os impactos socioambientais negativos gerados por suas atividades, o que pode ser comprovado pelas iniciativas a seguir.
Homologação e auditorias O processo de homologação de fornecedores da