fibria
Fibria é o resultado da incorporação das ações da Aracruz Celulose pela Votorantim Celulose e Papel (VCP), por meio de sua holding, a Votorantim Industrial (VID).
A empresa produz celulose branqueada de eucalipto proveniente exclusivamente de plantios renováveis, que é destinada em sua maior parte aos principais mercados consumidores e também utilizada para a fabricação própria de papéis térmicos, autocopiativos e de imprimir e escrever.
Suas atividades têm por base uma área florestal superior a 1 milhão de hectares, dos quais 393 mil hectares são dedicados à conservação de ecossistemas nativos, em seis estados: Espírito Santo, Bahia, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, São Paulo e Mato Grosso do Sul.
A VID detém 29,3% das ações, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) possui 33,6% de participação e outros 37,1% são ações no mercado.
1.1. MISSÃO, VISÃO E VALORES
Missão
Desenvolver o negócio florestal renovável como fonte sustentável da vida.
Visão
Consolidar a floresta plantada como produtora de valor econômico. Gerar lucro admirado, associado à conservação ambiental, inclusão social e melhoria da qualidade de vida.
Valores
Solidez - buscar crescimento sustentável com geração de valor
Ética - atuar de forma responsável e transparente
Respeito - respeito às pessoas e disposição para aprender
Empreendedorismo - crescer com coragem para fazer, inovar e investir
União - o todo é mais forte
2. MVA e EVA
O dados acima foram retirados do software “Economática” e a média ponderada de custo de capital, WACC, do relatório do Banco Santander – Iniciando a cobertura da Fribria – lidando com alto índice de alavancagem.
Pode-se observar pelos resultados acima que em 2008 houve uma grande queda de valor em seus índices, causando queda de valor da empresa para o acionista. Vale ressaltar que os dados anteriores a 2008 são resultados da fusão de dados das empresas que