Resumo Do CAP 5
Um projeto será considerado um fracasso se não entregar o que foi requerido, em linha com as restrições definidas a partir de seu começo. Desde o início até a conclusão, o gerente de projeto deve assegurar que certos aspectos do projeto, como tempo, orçamento, qualidade e expectativas sejam monitorados e gerenciados com precisão. Um projeto pode ser considerado um fracasso, se estes aspectos não corresponderem às expectativas declaradas antes do projeto.
Na liderança de um projeto é muito comum nos depararmos com situações que possam causar atraso no cronograma do projeto, gerando retrabalho, custos adicionais, insatisfação dos clientes, internos quanto externos.
E como lidar com tudo isso? Para isso, necessitamos estar muito atentos a qualquer sinal de risco que possa levar o projeto ao atraso e não cumprimento dos objetivos. A Identificação rápida destes riscos pode aumentar, e muito, a chance de reverter estes atrasos. O gerenciamento estreito do projeto, com verificações diárias das atividades realizadas, identificação de possíveis atrasos antes que ele ocorra, análise diária do cronograma do projeto, reuniões minimamente semanais com os sponsors do projeto, entre outras atitudes, certamente nos auxiliará na melhor condução do projeto e no cumprimento das atividades.
A finalização é o ponto de controle principal na entrega do projeto, onde devemos verificar se todas as pendências já estão devidamente sanadas, e se o produto, serviço ou resultado do projeto já está em regime normal de operação.
O aceite é o termo que formaliza o encerramento do projeto. Caso ainda não tenham sido entregues todos os