RESUMO DE MACRO CAP 5
Oferta agregada e demanda agregada
Destaques do capítulo:
O produto e os preços são determinados pela oferta agregada e pela demanda agregada.
No curto prazo, a curva de oferta agregada é horizontal. No longo prazo, ela é vertical. No médio prazo, ela é positivamente inclinada.
A curva de oferta agregada descreve o mecanismo de ajuste de preços da economia.
As variações na demanda agregada- resultantes de mudanças nas politicas fiscal e monetária, bem como de decisões individuais sobre consumo e investimento – alteram o produto no curto prazo e os preços no longo prazo.
A macroeconomia trata do comportamento da economia como um todo- com expansões e recessões, o produto total de bens e serviços da economia e as taxas de inflação e desemprego.
O modelo de oferta agregada- demanda agregada é a ferramenta macroeconômica básica para o estudo das flutuações do produto e para determinação do nível de preços e da taxa de inflação.
A oferta agregada e a demanda agregada descrevem uma relação entre o nível geral de preços (pense no índice de preços ao consumidor ou no deflator do PIB) e o produto (PIB)
E quando uma variação desloca ou a oferta agregada ou a demanda agregada, podemos determinar como o preço e o produto se alteram.
A curva de oferta agregada (O.A) descreve, para cada nível de preços, a quantidade de produto que as empresas estão dispostas a fornecer.
A curva de O.A é positivamente inclinada porque as empresas estão dispostas a ofertar mais produto a preços mais elevados.
A curva de demanda agregada (D.A) mostra as combinações do nível de preços e do nível de produto, aos quais o mercado de bens e o mercado monetário estão simultaneamente em equilíbrio.
A curva (D.A) é negativamente inclinada porque os preços mais elevados reduzem o valor da oferta monetária, que reduz a demanda por produto.
Especialmente ‘preço’, em microeconomia, significa a razão pela qual dois bens são comercializados, ao contrario em macroeconomia, ‘preço’ significa o