Resumo kurose cap 5
Detecção e correção da corrupção de bits são serviços freqüentemente fornecidos pela camada de enlace e pela camada de transporte. Veremos a seguir como algumas dessas técnicas são utilizadas na pratica na camada de enlace.
No nó remetente para que os dados fiquem seguros contra erros, neles são aumentados com bits de detecção e correção (EDC - Error detection-and-correction bits.). Em geral os dados protegidos incluem não só o datagrama, mas também informações do endereçamento da camada de enlace, números de seqüência e outros campos do cabeçalho do quadro de enlace. O dados junto com o EDC são enviados ao nó receptor em um quando de enlace. A tarefa complicada do receptor é determinar se os dados não sofreram nenhum alteração do enviando originalmente. Técnicas de detecção e correção de erros permitem que esses erros sejam detectados, mas com possíveis falhas. Mesmo com a utilização do EDC ainda existe a possibilidade de que erros não sejam detectados. Sendo assim é necessário escolher um esquema de detecção de erros com uma probabilidade menor de falhas. Em geral técnicas muito sofisticadas tendem a um uso maior do processamento, para que seja transmitido um número maior de bits de detecção de erros.
Seguem agora três técnicas de detecção de erros nos dados trasmitidos:
Verificação de Paridade
Uma das maneiras mais simples de se detectar um erro é utilizando um bit de paridade. Em um esquema de paridade par, é incluído um bit adicional onde o total de “1” de seus bits seja um número par. Em esquemas ímpar, o valor do bit é escolhido para que o total de “1” seja ímpar. A operação do receptor é ainda mais simples, basta contar a quantidade de “1” que contém nos bits recebidos, se for um esquema de paridade par, e o total for ímpar, logo saberá que ocorreu pelo menos um erro de bit. O grande problema nessa técnica será se ocorrer um número par de erros de bit, isso resultaria em um erro não