Redes de Computadores - Resumo Cap.5 - Kurose
Ao se discutir a camada de enlace,descobre-se que há dois tipos de canais completamente diferentes. O primeiro tipo são os canais de broadcast, que são comuns em redes locais, onde muitos hospedeiros estão conectados ao mesmo canal de comunicação e é preciso um protocolo de acesso ao meio para coordenar transmissões e evitar colisões. O segundo tipo de canal é o enlace de comunicação ponto-a-ponto, tal como o existente entre dois roteadores.
5.1 Camada de enlace: introdução e serviços
Os hospedeiros e roteadores serão referidos apenas como nós e os canais de comunicação que conectam nós adjacentes serão referidos como enlaces.
5.1.1 Os serviços fornecidos pela camada de enlace
Um protocolo de camada de enlace é usado para transportar um datagrama por um enlace individual, ele define o formato dos pacotes trocados entre os nós nas extremidades do enlace, bem como as ações realizadas por esses nós ao enviar e receber os pacotes. As unidades de dados trocadas pelo protocolo de camada de enlace são denominadas quadros, e cada quadro encapsula um datagrama da camada de rede. Entre as ações realizadas por um protocolo de camada de enlace ao enviar e receber quadros, estão detecção de erros, retransmissão, controle de fluxo e acesso aleatório. Como exemplos de protocolos temos os protocolos Ethernet, 802.55, token ring e PPP.
Enquanto a camada de rede tem como tarefa movimentar segmentos da camada de transporte fim-a-fim, desde o hospedeiro de origem até o de destino, um protocolo de camada de enlace é encarregado de movimentar datagramas de camada de rede nó a nó por um único enlace. Uma característica importante é que um datagrama pode ser manipulado por diferentes protocolos de enlace nos diferentes enlaces no caminho. Os serviços fornecidos pelos protocolos de camada de enlace podem ser diferentes; por exemplo, um protocolo de camada de enlace pode prover ou não entrega confiável.Assim, a camada de rede deve ser capaz de realizar sua tarefa