Redes de comutadores
Abstract.
Resumo. Este artigo descreve um estudo sobre o protocolo da camada de transporte, mostrando as diferenças entre os modelos de serviços orientado e não orientado a conexão, explanando sobre cada um e mostrando o objetivo que eles propõem. Também é feito um breve levantamento sobre interfaces adotadas pelo modelo cliente/servidor para o utilizar os protocolos de transporte. Por fim é mostrado via código em linguagem de programação como funciona uma conexão usando os dois serviços.
1. Introdução
Aqui escreveremos a introdução
2. Modelos de serviços
Os servidores utilizados pelo protocolo IP não oferecem confiabilidade. Congestionamento, perda ou ordenação de pacotes são problemas comuns os quais não são tratados. Contudo, a camada de aplicação precisa dispor de um serviço de qualidade na tranferência de pacotes. A camada de transporte pode oferecer um serviço confiável de entrega de dados das aplicações utilizando um serviço não confiável prestado pela camada de rede. Como principais serviços que a camada de transporte oferece podemos citar o controle de conexão que possui protocolos que oferecem serviços orientados a conexão e não orientados a conexão, o endereçamento que oferece à camada de aplicação a função de endereçamento, onde os serviços são identificados pela sua porta e uma conexão entre sua estação e outro host é feita através de um socket que explicaremos mais a diante e serviço de confiabilidade que garante o controle de fluxo, controle de erros controle de congestionamento e qualidade de Serviço.
2.1. Serviço orientado à conexão O protocolo responsável pelo serviço orientado a conexão é o TCP (Transmission Control Protocol), ele apresenta como suas principais características a confiabilidade no envio de dados onde todo arquivo transmitido requer um bit de reconhecimento, ele também garante a recuperação de dados perdidos, descarte de dados duplicados e reorganização de