protocolo ded rede, comutador de pacote, modelo de camada
Curso: Redes De Computadores
Disciplina: Protocolos De Redes De Computadores
RESUMO
Resumo do primeiro capítulo do livro REDES DE COMPUTADORES E A INTERNET, autores Jim Kurose e Keith W. Ross, 6ª edição, dos seguintes tópicos: Conceito de protocolo, Comutação por pacotes e Modelos de camadas.
Conceito de protocolo:
De forma análoga a comunicação humana, a transmissão de mensagens entre recursos computacionais (sistemas de origem e destino), possuem regras que devem ser seguidas por tudo o que de alguma forma está envolvido nesta transmissão / recepção bem como as ações desencadeadas para o êxito da comunicação. A isto denominamos de protocolo, ou seja, conjunto de regras que definem como a informação é transmitida entre duas ou mais entidades e as ações para a efetivação da transmissão e consequente recepção.
Comutação por pacotes:
A razão de uma rede é a troca de dados entre os sistemas finais e uma das formas para que isso aconteça é utilizando a comutação por pacotes. Na comutação por pacotes o sistema de origem fragmenta uma mensagem longa em porções menores denominados pacotes. Estes pacotes percorrem os enlaces e comutadores de pacotes. Os principais comutadores de pacotes são os roteadores e comutadores de camada de enlace. A maioria dos comutadores de pacotes utiliza a transmissão armazena-e-envia onde ele recebe do sistema de origem e armazena todos os pacotes que compõem a mensagem e só então envia pacote por pacote para o sistema de destino.
Modelos de camadas:
Os protocolos são organizados em camadas e cada protocolo pertence a uma das camadas. A camada inferior oferece seus serviços a camada imediatamente acima, utilizando os serviços da camada diretamente abaixo, ao que chamamos de modelo de serviço.
Uma camada pode ser executada em software, hardware ou uma combinação dos dois. A camada de aplicação e a de transporte são realizadas em software, as de enlace e física geralmente em hardware e a de