Investigação de redes de computadores com comutadores de camadas dois, camadas tres e roteadores
1.1 CONSIDERAÇÕES INICIAIS
Desde os tempos mais remotos, o ser humano sente a necessidade de se comunicar. A princípio as comunicações eram feitas através da pintura, fala, sinais de fumaça, entre outros, o que dificultava a disseminação da informação. Além de serem restritas a pequenas regiões, por muitas vezes ocorriam falhas, uma vez que a transmissão ou compreensão não eram confiáveis. Com o surgimento da escrita houve uma grande evolução na sociedade, uma vez que a informação se mantinha intacta e, portanto, correta. Porém ainda sim as informações eram limitadas a pequenas regiões e difíceis de serem transmitidas, pois eram necessárias cópias manuais de todo o arquivo de informações. (Peres, 2008, p. 1)
Segundo Alabama (2012), no século XV com a invenção da prensa móvel por Johannes Gutenberg, ocorreu outra revolução no método de transmitir informação. Com seu mecanismo, Gutenberg permitiu a produção em massa de livros, o que facilitou a disseminação do conhecimento. Até o século XVIII, vários equipamentos mecânicos foram desenvolvidos para facilitar a disseminação da informação da comunicação. Porém no século XIX o homem surpreendeu mais uma vez, alterando a realidade de comunicação. Com a invenção do telégrafo e posteriormente do telefone, foi possível transmitir informações a longas distâncias e em tempo real.
1.2 OBJETIVO DO TRABALHO
O trabalho tem como objetivo principal a apresentação de uma implementação de tecnologia de informação e comunicação, utilizando telefonia IP, para empresas de médio porte, visando simplificar a operação do sistema e o tempo de instalação em comparação a solução hoje considerada tradicional. Para isso, são apresentados os escopos de trabalho de uma solução tradicional e outra em