Gerencia de Redes
Raquel Vigolvino Lopes
Dedico este livro a Ana Lúcia, minha luz.
Jacques Philippe Sauvé
Aos diversos pais e mães que tive na vida, pais dos meus melhores amigos de infância, e especialmente aos meus pais Pedro e Elza que, com paciência, dedicação e amor, souberam transmitir para mim e meus amigos, verdadeiros ensinamentos de vida: humildade, honestidade, perseverança e respeito aos semelhantes.
Pedro Sérgio Nicolletti
i
P R E F Á C I O
Prefácio
O
termo “melhores práticas” vem sendo utilizado no mercado para designar práticas e processos de trabalho utilizados por empresas ou equipes que, reconhecidamente, sejam bem sucedidas nas tarefas que empreendem. Empregar este termo na área de gerência de redes de computadores significa descrever práticas e processos que auxiliem um time de gerência de redes a manter o bom funcionamento de uma rede.
Bons livros que descrevem protocolos e bases de informações de gerência são facilmente encontrados no mercado. Mas a literatura de gerência de redes ainda é pobre quando mudamos de paradigma e buscamos materiais que nos ensinem como, na prática, obter, combinar e interpretar dados de gerência com o objetivo de efetivamente gerenciar uma rede.
Apesar da palavra “melhor” estar sendo empregada no termo “melhores práticas”, isto não significa que as idéias descritas sejam perfeitas e que qualquer outra forma de se obter um determinado resultado seja errada. Significa apenas que, no momento, chegou-se a um consenso – por pesquisas e experiências – de que esta é, até então, uma forma com a qual equipes bem sucedidas obtiveram sucesso para alcançar um certo objetivo.
OBJETIVOS