O homem de vocação política
Trabalho apresentado ao Curso Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Ciência política, Oficina de formação: Questão Social, Economia Política, Fundamentos Históricos,Teóricos e Metodológicos do Serviço Social III.
Prof. Maria Angela Santini, Paulo Aragão, Giane Albiazzetti, e Sergio Aragão de Goes Barboza.
Mato Verde
2012
SUMÁRIO
Introdução....................................................................................................... 04 Desenvolvimento........................................................................................... 06 Conclusão........................................................................................................ 08 Referencias Bibliográficas.......................................................................... 09
TEMA: O homem de vocação política
INTRODUÇÃO
O termo política, que se expandiu graças à influência de Aristóteles, para aquele filósofo categorizava funções e divisão do Estado e as várias formas de Governo, com o significado mais comum de arte ou ciência do Governo; desde a origem ocorreu uma transposição de significado das coisas qualificadas como político, para a forma de saber mais ou menos organizado sobre esse mesmo conjunto de coisas.
A política, como forma de atividade ou de práxis humana, está estreitamente ligada ao poder. O poder político é o poder do homem sobre outro homem, descartados outros exercícios de poder.
É o que se vale da posse de certos bens, necessários ou considerados como tais, numa situação de necessidade para controlar aqueles que não os possuem. Consistente também na realização de certo tipo de trabalho. A posse dos meios de produção é enorme fonte de poder para aqueles que os têm em relação àqueles que os não têm: o poder do chefe de uma empresa deriva da possibilidade que a posse ou