Servidor DHCP
FACULDADES NORDESTE - FANOR
CURSO SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
SERVIDOR DHCP
LEONARDO SANTIAGO GARCIA
142010600
Professor: Sílvio Amarante
Fortaleza, 04 de junho de 2015
1. RESUMO
O objetivo desse trabalho é a configuração de um servidor DHCP.
2
2. INTRODUÇÃO
O DHCP ("Dynamic Host Configuration Protocol" ou "protocolo de configuração dinâmica de endereços de rede") permite que todos os micros da rede recebam suas configurações de rede automaticamente a partir de um servidor central, sem que você precise ficar configurando os endereços manualmente em cada um.
O protocolo DHCP trabalha de uma forma bastante interessante. Inicialmente, a estação não sabe quem é, não possui um endereço IP e não sabe sequer qual é o endereço do servidor DHCP da rede. Ela manda, então, um pacote de broadcast endereçado ao IP "255.255.255.255", que é transmitido pelo switch para todos os micros da rede. O servidor DHCP recebe este pacote e responde com um pacote endereçado ao endereço IP "0.0.0.0", que também é transmitido para todas as estações. Apesar disso, apenas a estação que enviou a solicitação lerá o pacote, pois ele é endereçado ao endereço MAC da placa de rede. Como vimos na introdução, quando uma estação recebe um pacote destinado a um endereço MAC diferente do seu, ela ignora a transmissão. Dentro do pacote enviado pelo servidor
DHCP estão especificados o endereço IP, máscara, gateway e servidores DNS que serão usados pela estação.
3
3. DESENVOLVIMENTO
Preparação do servidor DHCP:
# sudo apt-get install isc-dhcp-server
Arquivo de configuração:
# gedit /etc/dhcp/dhcpd.conf
4
Exercícios:
1) Faça um relatório detalhado do procedimento seguido para a realização da configuração e teste do servidor DHCP, abordando o cenário utilizado (como a sua rede está estruturada) e as configurações realizadas.
Foi realizada a configuração do arquivo dhpcd.conf com as seguintes informações:
#
# Configurações do Servidor DHCP - Leonardo Garcia
#
default-lease-time 600;