Resumo da prática: fermentação
A fermentação pode ocorrer a partir de várias moléculas, mas as mais "famosas" são a fermentação alcoólica, onde uma molécula de glicose é convertida em álcool (comum em bactérias e leveduras), e a fermentação láctica, onde uma molécula de lactose é convertida em ácido láctico.
O experimento foi dividido em três partes:
Parte I – ATIVIDADE DA FERMENTAÇÃO EM LEVEDO; PARTE II – TESTE DO INDICADOR DE pH; PARTE III – FERMENTAÇÃO / RESPIRAÇÃO AERÓBICA.
A primeira consistia em medir o grau de atividade da fermentação em levedo vivo e levedo morto. Para isso foi usada uma solução composta por levedo vivo + água + sacarose, e outra com levedo morto + água + sacarose. Após 60 minutos pôde-se observar que a única solução que estava em atividade era a de levedo vivo, enquanto a solução com levedo morto, aparentemente, não estava em processo de fermentação.
Na segunda parte do experimento foi utilizado o azul de bromotimol que é um indicador de pH, e três tubos de ensaio contendo 1 ml do produto. Foram acrescentadas três gotas de solução ácida, básica e neutra em cada tubo respectivamente. Após alguns minutos, o tubo em que foi acrescentada a solução ácida, apresentou uma coloração amarelada. Enquanto o tubo com solução básica continuou com a coloração azul. Já o tubo de ensaio com a solução neutra adquiriu uma coloração esverdeada. Pode-se então