Hábitos de consumo entre pré-adolescentes e adolescentes com a relação ao uso do celular.
Esta pesquisa foi feita com vista a analisar os hábitos de consumo entre pré-adolescentes e adolescentes com a relação ao uso do celular. É notória a grande demanda desse produto dentro da faixa etária estudada, sendo assim de grande valia a análise estabelecida. Além dos hábitos de consumo foram analisados, também, fatores pessoais como: personalidade, necessidade e comportamento. Dentro análise é proposto a busca por informações sobre as ocasiões de consumo, a utilização do produto e seus benefícios.
Com o adendo das inovações tecnológicas, a troca de informações, se torna mais rápida e dinâmica. Com comportamentos moldados pela mídia imediatista, os adolescentes, absorveram de forma integral essas inovações, sendo demanda constituinte desses produtos e serviços.
Como, nos dias vigentes, a informação se caracteriza como aspecto de integração e diferenciação competitiva, o celular, se transforma em ferramenta de primordial utilização, sendo um dos objetos mais consumidos na sociedade, principalmente na faixa etária abordada na pesquisa.
Só que para os que estão começando a entender o mundo de uma forma diferente, o celular, trás mais do que a satisfação da necessidade, é agregado valores comportamentos e personalidades que estão incrustados no modo de vida dos que utilizam o produto.
1. METODOLOGIA
Este trabalho teve um enfoque quantitativo e qualitativo, utilizando-se o método da pesquisa descritiva. Segundo Vieira (2002), pode-se dizer que a pesquisa descritiva está interessada em descobrir e observar fenômenos, procurando descrevê-los, classificá-los e interpretá-los. Além disso, ela pode se interessar pelas relações entre variáveis e, desta forma, aproximar-se das pesquisas experimentais. A pesquisa descritiva expõe as características de determinada população ou de determinado fenômeno, mas não tem o compromisso de explicar os fenômenos que descreve, embora sirva de base para tal explicação.
1.1. População e Amostra
A