Planejamento empresarial e seus efeitos para o sucesso da empresa
DISCIPLINA: Orçamento Empresarial e Planejamento Estratégico
ALUNA: Nayara Germano Rocha de Oliveira
PLANEJAMENTO EMPRESARIAL
E SEUS EFEITOS PARA O SUCESSO DA EMPRESA
João Pessoa/2012
1. INTRODUÇÃO
Planejar faz parte de um processo, que tem como objetivo estabelecer um caminho que será seguido pelos colaboradores, durante a execução de um projeto. Conseqüentemente outros indicadores tais como: organização, direção e controle serão agregados, seguindo uma seqüência de etapas, e alocando os recursos necessários para que se obtenha o resultado esperado, dentro do prazo que foi estipulado.
O planejamento tem vários enfoques e poderá ser utilizado conforme a necessidade do indivíduo e da empresa; no nosso caso, o foco é o estratégico. Por que será que muitas empresas têm como competência essencial o planejamento estratégico? Diria que a grande preocupação dessas organizações, esta direcionada para dois indicadores; pessoas e negócios. A realidade empresarial atual é bem diferente de antigamente, não que antes não era importante esta questão, é que no dias de hoje, um conjunto de variáveis podem impactar diretamente no cenário e nos negócios das empresas, e as pessoas têm que estar preparadas para gerar resultados cada vez mais expressivos; é preciso também, que conheçam o negócio da empresa.
2. O QUE É PLANEJAMENTO
Planejamento é uma ferramenta administrativa, que possibilita perceber a realidade, avaliar os caminhos, construir um referencial futuro, estruturando o trâmite adequado e reavaliar todo o processo a que o planejamento se destina. Sendo, portanto, o lado racional da ação. Tratando-se de um processo de deliberação abstrato e explícito que escolhe e organiza ações, antecipando os resultados esperados.
Planejar é definir os objetivos e escolher antecipadamente o melhor curso de ação para alcançá-los. O planejamento define onde se pretende chegar, o que deve ser feito, quando, como e em que