Resumo básico de Direito Internacional
Definiu um sistema de regras, instituições e procedimento para regular a política internacional, criando assim, o Banco Internacional Para a Reconstrução e Desenvolvimento e o FMI. Essas organizações tornaram-se operacionais.
As principais disposições do sistema Bretton Woods foram, primeiramente, a obrigação de cada país adotar uma política monetária que mantivesse a taxa de câmbio de suas moedas dentro de um determinado valor indexado ao dólar, cujo valor, por sua vez estaria ligado ao ouro. E, em segundo lugar, a provisão pelo FMI de financiamento para suportar dificuldades temporárias de pagamento. Entretanto, no ano de 1971, diante de pressões crescentes na demanda global por ouro, foi suspenso por ato unilateral o sistema de Bretton Woods.
Quatro foram os pontos fundamentais das novas regras para regular as relações econômicas e comerciais entre os países: A criação do Banco Mundial e do FMI; a criação de taxa de câmbio fixas, mas ajustáveis em relação à nova moeda nacional; o FMI funcionaria como política de seguro, auxiliando na capacidade de liquidez dos países-membros; a criação de um código de ação, onde todos os países-membros, ao superarem a crise cambial resultante do período conturbado das primeiras décadas do século XX, retornariam para um sistema de pagamentos multilaterais baseados na conversão da moeda.
As organizações interacionais, também chamadas de instituições multilaterais, são entidades criadas pelas principais nações do mundo com o objetivo de trabalhar em comum para o pleno desenvolvimento das diferentes áreas da atividade humana, política, economia, saúde, segurança, etc.
É constituída por