Responsabilidade Social
O pacto global é uma fundação feita pela ONU para incentivar as empresas a terem políticas de responsabilidade social e sustentabilidade. Anunciado em janeiro de 1999, pelo secretário geral da ONU Koffi Annan, o objetivo do Pacto Global é uma iniciativa de caráter voluntário destinado a servir de referência geral para fomentar a responsabilidade social através de uma liderança empresarial comprometida com esses valores. A empresa que participa do Pacto Global terá maior legitimidade na sua área de atuação e uma posição de liderança no seguimento. O pacto tende promover diálogos entre empresas, um mercado mundial onde todos possam participar. Compartilhando com outras empresas e ampliando as possibilidades comercias ao se envolverem com questões sociais e ambientais no processo de trabalho. Ele busca incentivar as empresas em dez princípios universais agrupados em quatro áreas: Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Combate à Corrupção.
Direitos humanos:
As empresas devem apoiar e respeitar a proteção dos direitos humanos reconhecidos internacionalmente. A responsabilidade de respeitar os direitos humanos não cabe apenas aos governos, mas também, às organizações.
As empresas devem assegurar-se de sua não participação na violação desses direitos. As empresas não devem compactuar com a violação dos direitos humanos em toda a sua cadeia produtiva.
Trabalho:
As empresas devem apoiar a liberdade de associação e o reconhecimento efetivo do direito a negociação coletiva.
Eliminação de todas as formas de trabalho forçado ou compulsório,
Eliminação do trabalho infantil,
Eliminação da discriminação no emprego.
Meio Ambiente:
Apoiar uma abordagem preventiva
Iniciativas para promover maior responsabilidade ambiental
Incentivar tecnologias ambientalmente saudáveis
Corrupção:
As empresas devem agir para evitar o suborno, a extorsão e outras formas de corrupção. Unir forças com sócios e outros stakeholders, com