Restaurante Fellini: Gestão com pessoas
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4 BIBLIOGRAFIA 7
1 INTRODUÇÃO
Analisar a Gestão de Pessoas com base no caso do Restaurante Fellini.
A Gestão de Pessoas ocorre através da participação, capacitação, envolvimento e desenvolvimento de funcionários de uma empresa, e a área tem a função de humanizar as empresas.
2 DESENVOLVIMENTO
O Fellini é uma empresa familiar com gestão participativa, tem 62 funcionários e a direção é dividida pela família. O começo foi difícil, pois eles tinham o produto certo, no tempo certo, mas no lugar errado. Não estudaram o mercado, nem a concorrência, enfim não houve um planejamento estratégico.
A mudança aconteceu a partir do momento que o proprietário Nelson definiu uma estratégia: começou a reaprender, visitou outros restaurantes, observou seus pontos fortes e fracos, passou a fazer parte de associações de restaurantes, pois esses passos organizou seu próprio restaurante.
Tendo com foco a satisfação dos clientes internos e externos o proprietário Nelson aposta na qualidade de vida do colaborador, a empresa, oferece uma alimentação saudável e balanceada, os funcionários usufruem do mesmo cardápio oferecido aos clientes e contam com o apoio de uma nutricionista para orientá-los em suas refeições. Anualmente, os colaboradores tomam vacinas antigripais e recebem gratuitamente remédios. O próprio plano de saúde oferecido tem aspecto preventivo, pois permite ao médico solicitar exames periódicos para monitorar e prevenir doenças comuns e de fácil controle. Essas ações alavancam o comprometimento e eficiência da equipe, por meio de uma gestão participativa e pelo fornecimento de benefícios e incentivos diferenciados, com possibilidade de crescimento e de um ambiente em que todos se sintam vencedores.
Ao dividir a gestão do Fellini com seus 62 funcionários, Nelson apresenta