anatomia
Anatomia: é o estudo das partes do corpo e a relação entre essas partes constituintes. Do grego, significa cortar em partes, ou seja, cortar separando e sem destruir os elementos componentes para estuda-los.
Posição anatômica: é a posição pela qual o corpo humano é estudado. Corpo ereto, braços pendentes paralelos ao lado do corpo, palmas das mãos voltadas anteriormente e pés dirigidos para frente.
Planos anatômicos: 1. Plano Sagital/Mediano: corte imaginário vertical, dividindo o corpo em partes direita e esquerda. 2. Plano Frontal: corte imaginário vertical, dividindo o corpo em parte anterior e posterior. 3. Plano
Transversal/Horizontal: corte imaginário transversal, perpendicular ao plano Sagital/Mediado e Frontal, que divide o corpo em parte inferior e superior.
Periósteo: é uma membrana fibroeslática muito vascularizada e inervada que recobre a superfície externa dos ossos, menos nos locais revestidos pela cartilagem articular e locais de inserção dos tendões e ligamentos; participa do processo de ossificação e de nutrição dos ossos. Nutre os ossos curtos. São capazes de depositar mais cartilagem ou osso.
Número de ossos: entre 206 e 208
Esqueleto Axial: cabeça (crânio), pescoço (hioide e vertebras cervicais), tronco (costelas, esterno, vértebras e sacro) Esqueleto Apendicular: ossos dos membros
Esqueleto: formado por cartilagem e osso. Cartilagem: flexível, semirrígida de tecido conjuntivo que forma partes do esqueleto onde necessita de mais flexibilidade (ex.: local onde as cartilagens costais se unem as costelas do esterno); participa no revestimento das superfícies articulares ósseas por cartilagens articulares; não possuem vasos sanguíneos (avascular). Osso: tecido vivo, rígido, altamente especializado de tecido conjuntivo.
Ossos Longos: clavícula úmero, rádio, ulna, fêmur, tíbia, fíbula, metacarpos, metatarsos, falanges (ossos da mão).Vascularização: artéria nutrícia da diáfise
Ossos Curtos: Ossos do punho e