Resenha Práticas pedagógicas
De uma laranja se desdobra em inúmeras realidades. Dentre estas realidades destaco o apelo emocionado dos corações de uma criança que ainda não sofreu as provaveis modificações e maldades da vida. Assim posso definir o resultado desta proposta.
Após a leitura e uma boa reflaxão, concluo que a mãe de Marcela que conhece bem o potencial de sua filha, a facilidade de aprender apesar da aparente limitação fez realizar o desejo da filha. Talvez orientada pela professora da escola ou até mesmo pela coordanação pedagógica. Mas acredito que o que mais pesou na decisão foi o conehcer bem a determinaçãode sua filha e a necessidade de dar oportunidades a ela.
Ao ler o livro"A felicidade das Borboletas" para uma determinada criança, ela me repotou a seguinte resposta: A Marcela é uma menina feliz e consegue fazer tudo igualzinho a uma criança que vê tudo. Ela é feliz por coisas que ela pode brincar e aprender muitas coisas legais. Este depoimento confirma a afirmativa do primeiro paragrafo deste texto.
Conhecendo um caso muito especial em uma turma de alunos de uma escola, optei por conferir o fato. Não se trata de uma escola que atende casos especificos , porém de duas crianças inseridas em uma turma tida como normais. O desempenho das alunas especiais na sala foi o mais tranquilo possível, como as crianças da turma estão juntas desde o os primeriros anos do maternal, criou-se um vivulo e a convivência foi e está sendo muito tranquila,. A professora da turma relatou ainda que crianças ditas como normais ao serem inseridas na turma durnate o ano, foi mais crítico e mais trabalhoso. Em um relato da professora, foi citado uma atividade interessante. De um aluno que a mãe teve um problema pré-gestacional e a criança nasceu com má formação do braço esaquerdo, e durante a tividade ensaiava para a dança de quadrilha. Em um momento inical as crianças tinham um certo receio de pegar na mão deste aluno, quando uma aluna sem preocupação e sem