O Trabalho do Assistente Social no Sistema Prisional
RESUMO: Este artigo, tem por objetivo apresentar o trabalho do Assistente Social no Sistema Prisional, trazendo uma discussão sobre o surgimento do sistema prisional, seu objetivo, percebendo que a prisão tornou-se uma forma de por ordem na sociedade, ou seja, uma segurança pública na defesa dos valores sociais vigentes em nossa sociedade; seria uma via de reinserção dos apenados, sendo um dos elementos da constituição no controle do crime cometido na sociedade. Porém nota-se que, em seu interior, é recorrente a violação dos direitos.
PALAVRAS CHAVES: Apenados. Sistema Prisional. Assistente Social. Direitos Humanos.
ABSTRACT: This article aims to present the work of the social worker in the prison system, bringing a discussion of the emergence of the prison system, its objective, realizing that the prison has become a form of order in society, ie, a public safety in defense of the existing social values in our society; would be a means of reintegration of convicts, one of the elements of the constitution in controlling crime in society. However we note that in its interior, is recurrent violation of rights.
KEY WORDS: Inmates. Prison system. Social Worker. Human Rights.
Introdução
O Sistema Penitenciário apresenta-se como uma Instituição de reinserção das pessoas em situação de reclusão, no entanto, sua prática difere do seu discurso, apresentando contradições e dificultando a implantação de um modelo humanizado, contraditoriamente ampliando e reproduzindo as desigualdades sociais, gerando um espaço em que ocorrem as mais variadas violações de direitos humanos.
______________________
* Artigo produzido através do Trabalho de Conclusão de Curso de graduação em Serviço Social, apresentado ao Instituto de Psicologia, sob orientação da Profª Drª Ana Maria Ferreira Cardoso.
**Graduada do