Resenha temas transversais: novidade na pratica pedagogica?
Maria Angélica Olívo Francisco Lucas.
Este texto nos faz uma análise que permite pensar sobre as reformas educacionais da atualidade e estimulando a reflexão sobre a vinculação entre conteúdos escolares e finalidade da escola publica e como os educadores se exercitam na definição dos conteúdos.
Os temas transversais decorreram a partir de uma discussão feita por grupos politicamente organizados em vários países sobre o papel da escola e quais conteúdos deveriam ser abordados nesta escola. A reestruturação dos conteúdos veio do sistema de reestruturação escolar espanhol com o objetivo de tentar diminuir a distancia entre o desenvolvimento tecnológico e a cidadania. Este documento assumiu tal dimensão que conhecer sua proposta de trabalho, conteúdo indispensável para a formação dos professores.
Os temas transversais veem para que a escola não reduza os espaços das disciplinas tradicionais, assim visando à transformação da sociedade e que o espaço escolar deve dar valor inserido nos currículos escolares temas como saúde, ética, meio ambiente entre outros. Os PCNS que propõem os conteúdos transversais fazem analises equivocadas e chegam a nossas escolas como novidade. Este PCNS propõe que os temas transversais sejam inseridos nos conteúdos tradicionais assim sendo transversalizadas para a coesão social. Conteúdos como saúde, orientação sexual, pluralidade cultural, trabalho e consumo são conteúdos que tem como objetivos a formação do cidadão a serem transversalizadas em todas as disciplinas tradicionais do currículo escolar.
Essas mudanças nos currículos causaram muitos temores entre a escola e professores, pois os professores têm muitas dificuldades em analisar os conteúdos e questionar a opção metodológica de trabalho com temas transversais propostos pelos PCNS. Percebe-se também aas dificuldades de buscar lições do passado, explicação para problemas da atualidade,ambas fruto da separação de