Sistema didático interdisciplinar para o primeiro período do curso de ciências contábeis.
RESUMO
As instituições de ensino utilizam atualmente o método multidisciplinar que consiste no ensino de várias disciplinas de forma isolada, sem nenhuma relação e cooperação entre si.
Assim também são constituídas as grades curriculares, as ementas e os programas de disciplinas. Na maioria das vezes professores e alunos não participam do processo, tornando-se mais difícil a integração das matérias.
A interdisciplinaridade é um dos temas, atualmente, em evidência. Surge como a idéia que nos possibilitará interagir conhecimentos, unindo disciplinas e influenciando diretamente na formação acadêmica e profissional do aluno.
Com base nestas considerações, nos perguntamos: Como trabalhar as disciplinas de maneira que o aluno consiga interagir conhecimentos e se tornar um profissional hábil, capaz, contextualizado e competente?
O objetivo deste trabalho é apresentar um sistema interdisciplinar desenvolvido no mestrado em educação, que foi amplamente estudado, aplicado e mensurado, apresentando alguns resultados colhidos durante todo o processo, oferecendo condições para o leitor reflexionar sobre o tema que atualmente é muito discutido no meio acadêmico.
1. INTRODUÇÃO
Devido à experiência obtida no ensino superior de contabilidade ao longo de alguns anos, temos nos preocupado com a qualidade do ensino oferecido nas Faculdades e Universidades do país. O nível de informação oferecido, atualmente, fora dessas instituições é muito bom e extremamente veloz, forçando dirigentes, coordenadores e professores a se atualizarem na mesma velocidade.
Infelizmente existem profissionais da área educacional que ainda utilizam-se de técnicas ultrapassadas. Não tem claro o objetivo de seu trabalho, as estratégias e métodos mais adequados e principalmente trabalham isolados da realidade.
Algumas instituições também não atualizaram seus currículos de acordo com as