Resenha dos textos “as tendências pedagógicas e seus pressupostos” e “as principais tendências pedagógicas na prática escolar e seus pressupostos de aprendizagem”.
Os textos identificam e caracterizam as várias tendências pedagógicas que surgiram através dos anos e analisa como elas estão inseridas no fazer pedagógico. Conhecer essas tendências pode ajudar a fazer mudanças significativas que aplicadas no cotidiano ajudam na prática como educador.
A primeira tendência analisada foi a liberal tradicional que tinha como objetivo preparar os alunos para assumir sua posição na sociedade, e esse era uma preparação tanto intelectual quanto moral. O professor devia vigiar os alunos, ensinar o conteúdo e corrigir (disciplinar). Suas aulas tinham de ter uma sequencia fixa e deviam ser embasadas na repetição e memorização. Os conteúdos ensinados são conhecimentos e valores sociais acumulados pelas gerações mais antigas e passadas para o aluno como verdades absolutas. O aluno deve concordar com tudo que for apresentado a ele, essa tendência visava formar sujeitos acríticos e passivos. Qualquer atitude fora do que é proposto deve ser imediatamente controlada e punida. A maior crítica a esse tipo de ensino é que todo o conhecimento repassado não possuía relação com a vida dos alunos, já que era imposto a eles.
A tendência liberal renovada tem como objetivo a formação do individuo como livre, social, ativo. Essa é diferente da liberal tradicional, pois coloca o aluno como o centro fundamental e incentiva o professor a estimular seus alunos a serem indivíduos curiosos, criativos, que queiram descobrir coisas novas. Aqui existe a ideia de “aprender fazendo”, incentivar as atividades experimentais, pesquisa, descoberta e meio de solucionar os problemas cotidianos. Aqui o aprendizado resulta dos interesses e necessidades do aluno, os conteúdos são programados de acordo com as experiências do aluno. Essa prática pedagógica tem sua aplicação reduzida,