resenha epistemologia
O PARADIGMA EMERGENTE E A PRÁTICA PEDAGOGICA
LUSIA MARIA DAS DORES ARAÚJO NETA
TERESINA
ABRIL/2013.
BEHREHS, Marilda Aparecida. O paradigma emergente da prática pedagógica. Curitiba: Champagnat, 2003, 3.ed.
Marilda Aparecida Behrehs Possui graduação em Pedagogia Orientação Educacional pela Universidade Federal do Paraná (1973), Graduação em Pedagogia Supervisão Escolar pela Universidade Federal do Paraná (1977), Mestrado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1991) e Doutorado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1996). Desde 1975 atua na Pontifícia Universidade Católica do Paraná PUCPR, na qual é professora Titular. Dentre outras atividades destaca a docência No Programa de Pós-Graduação em Educação e no Curso de Pedagogia. Exerceu funções na gestão superior da PUCPR. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Superior, atuando principalmente nos seguintes temas: docência universitária, formação de professores, prática pedagógica, paradigmas e metodologias inovadoras.
A obra trata da prática pedagógica e dos paradigmas nela existente, da necessidade de ultrapassar o paradigma conservador e ir, em busca de outros referenciais ou de novas metodologias que possam contemplar tanto as conexões quanto o contexto e as inter-relações dos sistemas que integram o planeta, proporcionando assim uma aprendizagem contínua.
A autora dividiu o livro em cinco capítulos além da introdução. Na introdução ela faz um breve relato da questão a ser abordada durante toda a obra que será a prática pedagógica e os paradigmas que a envolve. No primeiro capitulo a autora ira fala dos paradigmas e da influência que estes possuem tanto na sociedade quanto na educação. O segundo capitulo vai mostrar a importância/participação desses paradigmas na reprodução do conhecimento. O