Resenha sobre a Epistemologia Genética de Jean Piaget
A EPISTEMOLOGIA GENÉTICA DE JEAN PIAGET
Nathalia Siva¹
Tássia Petry²
PÁDUA, Gelson Luiz Daldegan. A epistemologia genética de Jean Piaget. Revista FACEVV, Primeiro semestre de 2009, número 2, p 22 -35.
Este Artigo, de Gelson Luiz Daldegande Pádua, Doutorando em filosofia/PUCRS; bolsista e pesquisado CNPq; Mestre em filosofia/PUCRS; Mestre em ciências da educação/IPLAC; Professor das faculdades FACEVV e São Geraldo, compõe-se de cinco tópicos, alguns se subdividem em Sub-tópicos, assim distribuídos: 1) Introdução, 2) Conhecimento e desenvolvimento,3) Teoria da equilibração,3.1) Assimilação, 3.2) Acomodação,3.3)Equilibração,4) Epistemologia Genética,4.1) Os estágios de desenvolvimento do conhecimento,4.1.1)Estagio Sensório-Motor,4.1.2)Estagio Pré-operatório,4.1.3) Estagio das operações concretas,4.1.4)Estagio Operatório Formal,5) Conclusão.
O texto possui a intenção de apresentar os conceitos que permeiam a Epistemologia Genética de Jean Piaget, baseado na inteligência e na construção do conhecimento. Será abordado uma breve descrição de cada tópico e de seus Sub-tópicos como segue abaixo:
1.Introdução: é expostauma breve bibliografia da vida de Piaget, assim também se torna evidenciado a sua preocupação pela capacidade do conhecimento humano e seu desenvolvimento. Onde ele elabora a Epistemologia Genética com a colaboração de diversos especialistas, dessa forma produzindo a mais completa teoria do desenvolvimento intelectual.
2. Conhecimento e Desenvolvimento: neste tópico é analisado o desenvolvimento da inteligência, onde ela é apresentada como a condição para que os seres humanos construam conhecimento sobre o meio. Sendo também definida como função e como estrutura, consecutivamente deve ser vista como adaptação, e uma organização de processos a níveis de conhecimento.
3.Teoria da Equilibração: neste tópico é apontado sobre as versões que Piaget criou para esta teoria, onde a primeira versão mostra a preocupação em formular de maneira