Epistemologia Genetica
RESENHA
FACULDADE DE EDUCAÇÃO SÃO LUIS
JABOTICABAL-SP
Referência; Revista FACEW 1º Semestre de 2009 Número 2 p. 22-35
Autor, Luiz Daldegan de Pádua
RESUMO
A Epistemologia Genética proposta por Piaget é essencialmente baseada na inteligência e na construção do conhecimento e visa responder não só como os homens, sozinhos ou em conjunto, constroem conhecimentos, mas também por quais processos e por que etapas eles conseguem fazer isso. O trabalho ora apresentado tem a intenção de apresentar os conceitos que permeiam a Epistemologia Genética e, como a Teoria da Equilibração é subjacente a ela, se faz necessário apresenta-la também, ainda que de forma sucinta, para se ter um panorama mais abrangente do tema tratado. Este trabalho visa apresentar, em linhas gerais, a Epistemologia Genética de Jean Piaget a leitores não familiarizados com essa teoria.
1 Resenha
Jean Piaget bem sucedido psicólogo, infantil, sua pesquisa não estava voltada à criança. Buscou pelo conhecimento humano em sua capacidade intelectual. Viu se que era a criança o maior construtor de seus conhecimentos.
Era Piaget biólogo mas atuava como psicólogo, epistemólogo em suas pesquisas. Descobriu assim influenciado pelos interesses em algumas áreas da psicopatologia, psicanálise, logica e filosófica era importante saber que a biologia era vinculada à filosofia das ciências naturais.
O mesmo elaborou a Epistemologia Genética, tendo a colaboração de especialistas de várias áreas do conhecimento.so que não agradou as pessoas, que não aceitavam novas mudanças e por esse motivo, foi alvo de críticas, assim mesmo concebeu o trabalho participativo e ao trabalho cientifico coorporativo.
Estava assim produzida a mais completa teoria do desenvolvimento intelectual, definindo laços da inteligência e da lógica e suas funções cognitivas como memoria, a linguagem e percepção.
Os conceitos que