Epistemologia Genetica
A Epistemologia Genética proposta por Piaget baseia-se na inteligência e na construção do conhecimento. O texto apresenta conceitos que sobrevém a Epistemologia Genética , além de apresentar a Teoria da Equilibração.
Para Piaget, o desenvolvimento e crescimento mental, são devidos à atividade do sujeito que se defronta com o seu meio e a inteligência, ou mais especificamente o desenvolvimento da inteligência é a condição para que os seres humanos construam conhecimento sobre o meio. E se a inteligência é o fator preponderante, como ele a define? Na sua concepção, é necessário defini-la como função e como estrutura. Enquanto função a inteligência deve ser vista como adaptação, ou seja, os processos da inteligência têm como finalidade a sobrevivência do sujeito no meio em que está inserido, sendo mudado se necessário for ou se modificando para melhor se adaptar a esse meio. A inteligência é uma organização, ou melhor, ela é uma organização de processos que está associada a níveis de conhecimento. Quando a organização é complexa ela exige um nível de conhecimento maior e quando se trata de uma organização menos complexa a exigência é de um nível de conhecimento inferior.
ASSIMILAÇÃO
Assimilação acontece através dos processos cognitivos, na relação sujeito/objeto, quando uma pessoa entra em contato com o objeto de conhecimento ela retira desse objeto algumas informações e as retém, e são essas informações, e não todas, e nem outras que são retidas porque existe uma organização mental a partir de estruturas já existentes.
ACOMODAÇÃO
Segundo Piaget a assimilação e a acomodação são os dois lados de uma interação entre o organismo e o meio, a qual é a condição de todo funcionamento biológico e intelectual. Nesta interação com o meio as estruturas mentais, ou seja, a organização que a pessoa tem para conhecer o mundo, são capazes de se modificarem para atender e se adequar às necessidades e singularidades