Piaget
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Belém/Pará
23/09/2014
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
PIAGET: DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E
APRENDIZAGEM
Abordarei neste trabalho uma resenha crítica sobre a contribuição de Jean Piaget ao desenvolvimento cognitivo aplicado à educação.
Sir Jean William Fritz Piaget nasceu em 9 de agosto de 1896, em Neuchâtel, e morreu em 16 de setembro de 1980. Piaget foi um epistemólogo suíço, considerado um dos mais importantes pensadores do século XX.
Com o título de doutorado em ciências aos 21 anos, Piaget dedica seus estudos à descoberta sistemática da evolução mental da criança e a elaboração da Epistemologia Genética.
Disciplina: Psicologia da Educação
Belém/Pará
23/09/2014
Página 2
DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E APRENDIZAGEM
A partir de uma análise do texto, pode-se depreender o compromisso de
Jean Piaget para com o aperfeiçoamento dos métodos pedagógicos. Tendo como foco de seus estudos o desenvolvimento cognitivo, Piaget empenha-se em compreender os processos evolutivos de adaptação do conhecimento humano por meio de fatores biológicos, endógenos, sociais e internos, sendo este último de extrema importância, pois, permite à criança interagir de maneira eficaz com o meio social em que está inserida.
Piaget classifica o desenvolvimento como uma busca constante por equilibro, ao qual passa por adaptações que são de certa relevância para a evolução mental do ser humano, pois permite que através de seus próprios mecanismos ele possa assimilar novos conhecimentos de acordo com as suas necessidades. Além disso, Piaget ordenou o desenvolvimento cognitivo em quatro estágios que os denominou de “Fases de Transição”. No primeiro estágio designado “Estágio
Sensório-Motor” a criança tem como objetivo a compreensão do mundo exterior através do contato com os objetos que a cerca, também faz uso dos órgãos dos sentidos para distingui-los, sendo assim, podemos fazer uma alusão a fase