residuos
Helaine Maria Naves dos Santos*
Adairlei Aparecida da Silva Borges**
Ana Cláudia Cândida***
Manfred Fehr****
Resumo
Através da Educação Ambiental, enfrenta-se os anseios da sociedade capitalista, a qual busca o lucro a qualquer preço, a custa da natureza, produzindo exclusão social e degradação ambiental.
Este trabalho tem como objetivo mostrar a implantação do projeto de Educação Ambiental no
Centro Educacional Municipal Mário da Silva Pereira em Araguari-MG, utilizando da compostagem como instrumento estratégico para a prática da Educação Ambiental na escola, e assim informar, sensibilizar, a respeito do impacto que os resíduos acarretam ao meio ambiente e saúde. Metodologicamente fez-se reconhecimento de como a escola trata seus resíduos, juntamente com trabalho de informação sobre a problemática dos resíduos, com apresentação do processo da compostagem e seus benefícios, utilizando assim a compostagem de Resíduos Sólidos Orgânicos como ferramenta estratégica para sensibilizar a comunidade escolar em relação aos problemas ambientais, o que ocorreu com envolvimento e comprometimento da comunidade escolar em relação ao conteúdo proposto.
Palavras-chave: Educação Ambiental. Resíduos Sólidos. Escolas.
INTRODUÇÃO
O desenvolvimento sócio-econômico e a evolução dos hábitos e modos de vida geram um consumo excessivo, que conduz à lapidação de recursos e à geração de grande quantidade de resíduos. Para solucionar a problemática que envolve os resíduos sólidos, como disposição inadequada em lixões que contaminam o solo e os recursos hidricos e saturação de aterros sanitários, é necessário que os municípios adotem o gerenciamento integrado de resíduos sólidos que compreendem a redução da geração destes, a reutilização, a reciclagem de matériais que podem servir de matéria prima e a compostagem que trata o resíduo orgânico, dando a este uma nova utilidade. Todas essas ações