Estudos urbanos
CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO
MARÍLIA CABRAL LINHARES
FICHAMENTO SEGURANÇA NAS CIDADES: JANE JACOBS E OS OLHOS DA RUA.
ARACAJU
2014
DISCIPLINA
H117410
ESTUDOS AMBIENTAIS URBANOS
Fichamento
PROF.LYGIA
CARVALHO
SABOYA, Renato. Segurança nas cidades: Jane Jacobs e os olhos da rua.
Sobre o Autor: Professor Adjunto do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Catarina e docente do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PósARQ/UFSC). Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela UFSC (1997), mestrado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001) e Doutorado em Cadastro Técnico Multifinalitário e Gestão Territorial pela UFSC (2007).
Parte II
O texto nos mostra a importância de ter pessoas transitando nas ruas. Renato Saboya baseado nos conceitos de Jane Jacobs, afirma que ruas em que há pessoas circulando são mais seguras. Ele aponta três itens essenciais para a segurança: A nítida separação dos espaços públicos e espaços privados; A existência dos olhos da rua e A calçada ter circulação ininterrupta de pessoas.
A separação dos espaços, segundo ele, é uma forma de o patrimônio ser “vigiado”. Possuir amplas barreiras, que “protegem” o patrimônio, na realidade os torna alvos mais fáceis de violência, pois as barreiras proporcionam a menor circulação de pessoas, os olhos da rua.
Os olhos da rua são as pessoas, que até mesmo inconscientemente, fazem a proteção e a torna mais segura. Saboya comprova por meio de imagens que realmente ruas com bloqueios incitam a criminalidade, pois a fuga se tona mais difícil. Assim ele confirma que Jane estava completamente certa; é importante a ligação dos edifícios com a rua, para existir segurança.
Renato enfatiza que a circulação de pessoas está diretamente ligada aos olhos da rua, pois se há pessoas circulando nas ruas,