Concepções de Jean Piaget
Neste artigo são feitas considerações sobre as concepções de Jean Piaget a qual foi considerado o maior filosofo do desenvolvimento cognitivo. Piaget estudou biologia e logo após se envolveu na área de Psicologia, Epistemologia e Educação. Durante sua vida foi reconhecido mundialmente pela filosofia epistemológica. Já escreveu diversos livros e artigos.
Para Piaget o comportamento é construído através da interação ente o meio e o indivíduo, acreditando que a estrutura de maturação do indivíduo sofresse modificações genética dependendo de sua estrutura de maturação. Dessa forma ele acreditava que só recebe um determinado conhecimento se o individuo estivesse preparado e que o desenvolvimento das pessoas ia até os 15 ou 16 anos. Portando ele pensava que a aprendizagem ocorria mediante a consolidação das estruturas de pensamento e para que essa construção ocorra na visão de Piaget, era preciso que se estabelece um desequilíbrio nas estruturas mentais, assim os conceitos já adquiridos passavam por um processo de desorganização, a partir dae gerava-se novos conceitos que se reorganizavam e se estabelecia, dessa forma adquiria-se um novo conhecimento.
Na visão de Piaget, as crianças são as próprias construtoras do conhecimento. Essa construção de inteligência é dividida em algumas etapas, com complexidades, encadeadas umas às outras, chamando de construtivismo seqüencial, onde ele separava por períodos de desenvolvimento mental, verbal e motor:
• Período simbólico – Que vai dos 2 anos aos 4 anos, nesta fase que surge à função semiótica no qual permite o surgimento da linguagem, do desenho, da imitação, da dramatização, do faz de conta:;
• Período sensório-motor – Que acontece do nascimento aos 2 anos, onde a inteligência é trabalha através das percepções e das ações, através do deslocamento do próprio corpo;
• Período Intuitivo – Que varia dos 4 anos aos 7 anos, neste período já existe um desejo de explicação dos fenômenos;
•