Resenha: praticas pedagógicas na rede pública de ensino
Clarice Lima Ferreira¹
A prática pedagógica, metodológica, as técnicas e recursos educacionais definem e organizam as atividades e os projetos educativos necessários ao processo ensino e aprendizagem no espaço escolar. Têm, por essa razão, relação direta com o Projeto Político Pedagógico da escola, na medida em que, aliados aos objetivos que deseja alcançar, metas a cumprir e ações a realizar, fornecem as diretrizes do trabalho na instituição onde se insere.
No artigo “Perspectivas Atuais da Educação”, Gadotti (2000) declara que toda prática pedagógica e metodológica é orientada por teorias que persistem desde que a educação escolar era privilégio da minoria. Mesmo com a difusão trazida pela burguesia, o avanço das ciências da educação, as mudanças na concepção do processo ensino e aprendizagem e a grande inovação deste século – a cultura digital – ainda se trabalha com recursos tradicionais, bem como práticas pedagógicas insatisfatórias. Ainda segundo Gadotti (2000), vivemos numa época em que a educação ganhou em diversidade (educação pública popular, educação popular comunitária, educação ambiental, educação digital) e alcançou outras dimensões refletidas nas exigências de uma sociedade que, em sua grande maioria, tem acesso irrestrito às novas tecnologias. Existem iniciativas pontuais, bem sucedidas, voltadas à formação do cidadão crítico e responsável e ao educador como mediador do conhecimento, mas, infelizmente, considerando minha experiência como professora da rede pública municipal, o que prevalece é a falta de ações concretas que viabilizem as propostas presentes nas leis que regem o sistema educacional atual.
Lembrando que a prática pedagógica e metodológica se refere à particularidade de cada professor, de cada grupo de profissionais que atua numa escola, seria interessante que ao se elaborar o Projeto Político Pedagógico, se contemplasse