Teoria Geral dos Sistemas
Unidade Acadêmica de Administração e Contabilidade
Curso de Administração
Administração de Sistemas de Informação – ASI
Abordagem Sitêmica
Abordagem sistêmica é uma metodologia que busca conjugar conceitos de diversas ciências a respeito de determinado objeto de pesquisa. É baseada na ideia de que um determinado objeto de estudo possui diversas dimensões e facetas que podem ser estudadas e entendidas por diversas ciências e que conceitos e princípios emanados de diferentes ciências podem ser empregados no estudo e compreensão de determinado fenômeno por determinada ciência e é um conceito dentro da TGS.
A Teoria Geral dos Sistemas, ou TGS, surgiu com os trabalhos do biólogo alemão Karl Ludwig von Bertalanffy, publicados entre 1950 e 1968, onde ele concebeu o modelo do sistema aberto, entendido como complexo de elementos em interação e intercâmbio contínuo com o ambiente. Bertalanffy estendeu seus estudos a outros tipos de organismos (sociais, mecânicos, eletrônicos, etc.), verificando que, tal como acontece com os seres vivos, esses organismos não-naturais conservam, igualmente, certas características comuns, não importando sua natureza e complexidade. Dessa maneira constatou que, independentemente desses organismos vivos e sociais possuírem inúmeros e variados elementos, todos apresentavam uma interação desses componentes com o objetivo de alcançar um determinado propósito, o que em última instância, era a finalidade central desses mesmos organismos. Baseado nessas observações e análises formulou a TGS, identificando os organismos sociais como um sistema visando à realização de objetivos comuns.
Em sua aplicabilidade a teoria dos sistemas começou na administração principalmente em função da necessidade de uma síntese e uma maior integração das teorias anteriores (cientificas e relações humanas, estruturalistas e comportamental) e da intensificação do uso da cibernética e da tecnologia da informação nas empresas.