Resenha - "O Brasil na contra mão"
"O Brasil é um pais que poderia ter dado certo." Lamentavelmente, fomos calcados numa origem de exploração desde o início. No âmago da descoberta o principal sentimento era extrair, sugar, tirar, se beneficiar. Nesta concepção os governos foram formados, as instituições foram constituídas e o povo moldado à esta condição de conformismo, de descaso e descompromisso.
Em cima destes sentimentos foi criado o Brasil. Um país que nunca conseguiu se transformar em nação. As instituições brasileiras, infelizmente, não conseguiram se estruturar em cima de um código de ética verdadeiro, porque nas suas origens foram atropeladas pelos sentimentos trazidos dos seus descobridores.
Os poucos que são investidos com o senso de ética nestas instituições são atropelados por uma frota de rolos compressores dos quais não podem conter.
Estava observando numa reportagem veiculada na TV e percebi quando no Congresso foi apresentado a proposta do deputado Marco Maia (PT/RS), em que o relatório final da comissão, no qual não recomenda o indiciamento de nenhum dos envolvidos nas denúncias de corrupção na estatal. Observei a expressão de alguns deputados de oposição como se sentissem atropelados por um rolo compressor.
Como um país vai se tornar nação, se a grande massa popular não tem sentimento pátrio comum? Como esta massa vai conseguir desenvolver sentimento pátrio se todos os mecanismos educacionais de formação da cidadania lhes foram tirados? As crianças de hoje não sabem nem cantar o Hino Nacional Brasileiro (Acredito que deva ter deputados também). A política brasileira é sedimentada em interesses corporativistas. Os seguimentos organizados da sociedade fazem seu lobby e têm seus interesses atendidos, e grande massa? É apenas um instrumento utilizado para chancelar estas instituições no poder... no comando.
No meu conceito, TODA NAÇÃO é constituída de POVO - TERRITÓRIO - GOVERNO.O brasil tem MASSA POPULAR- LATIFÚNDIOS-NABABOS.
A minha esperança do