RESENHA PALESTRA
CURSO DE DIREITO
DAIANE DA SILVA VALENTIM
RESENHA CRÍTICA SOBRE A PALESTRA “O DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA E SUA IMPORTÂNCIA PARA A DISCUSSÃO RACIAL NOS DIAS ATUAIS”
RIO DE JANEIRO - RJ
2014
DAIANE DA SILVA VALENTIM
RESENHA CRÍTICA SOBRE A PALESTRA “O DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA E SUA IMPORTÂNCIA PARA A DISCUSSÃO RACIAL NOS DIAS ATUAIS”
Trabalho apresentado à disciplina de Elaboração de Textos Acadêmicos do Curso de Direito como requisito para aprovação da mesma.
Orientador: Daniele Mesquita.
RIO DE JANEIRO - RJ
2014
RESENHA CRÍTICA SOBRE A PALESTRA "O DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA E SUA IMPORTÂNCIA PARA A DISCUSSÃO RACIAL NOS DIAS ATUAIS"
Por Daiane Valentim
A palestra foi ministrada por Ronaldo Pimentel Baptista, Mestre em Relações Étnicas Raciais.
Na palestra foi abordada a questão racial desde o período colonial, passando pelo império, até a República. O mito da nossa formação enquanto nação, enquanto povo e a discriminação racial que surge no Brasil a partir da escravidão.
No período colonial (século XVI) os negros eram trazidos da África para serem utilizados como mão-de-obra escrava no Brasil, eram vendidos como mercadoria, viviam em péssimas condições e não podiam seguir sua religião. Muitas coisas aconteceram durante esse período, podendo ser citadas: a Contra-Reforma da igreja católica, a decadência do império, o fim do Padroado Régio, a Guerra do Paraguai (escravos foram enviados com a promessa de liberdade, se conseguissem voltar vivos da guerra).
Somente com a Revolução Industrial, na Inglaterra, no século XVIII, é que se começa lentamente o movimento em direção à abolição da escravidão, pois houve uma pressão imposta pela Inglaterra para o seu fim. Porém, a elite brasileira fez de tudo para postergar o seu fim, pois dependia da mão-de-obra dos escravos. Uma série de leis foram criadas (como a lei dos sexagenários e lei do ventre livre) para mostrar para a Inglaterra que medidas estavam sendo