RELATORIO
SOUZA, Nali Jesus de.
Desenvolvimento Econômico. São Paulo:
Atlas, 1993. 420 p.
Este é um livro útil e bem redigido que busca superar, na literatura brasileira, a ausência de um texto que cubra a diversidade de abordagens analíticas e as diferentes percepções sobre as teorias e estratégias do desenvolvimento econômico, habitualmente ministradas nos cursos de graduação em economia, em nosso país. O autor “objetiva chegar a uma síntese dos principais fatores do desenvolvimento econômico e sua generalização para o conjunto dos países subdesenvolvidos” (p.11), e é bem sucedido.
O livro é dividido em 12 capítulos, englobando conceitos de desenvolvimento e subdesenvolvimento, perspectiva histórica e visão panorâmica das contribuições dos principais economistas e escolas preocupadas com o tema; aponta com detalhes as principais teorias existentes e preocupa-se com as estratégias de industrialização aplicadas ao Brasil e a alguns outros países. As funções da agricultura e do comércio internacional são vistas com atenção e o autor não deixa de enfocar as principais controvérsias envolvidas no processo de crescimento, distribuição de renda e estabilidade, isto é, desenvolvimento econômico.
Chama a atenção o cuidado com que o autor mostra as disputas envolvendo abordagens ortodoxas e heterodoxas – o que é salutar numa disciplina onde percepções ideológicas estão quase sempre presentes, mas não obscurecidas, frequentemente, na literatura dominante. Pena que ele não tenha incluído, na apreciação de cada linha do pensamento, os limites da abordagem – o que fica como sugestão para futuras edições da obra. Essa postura crítica, ao desacreditar o caráter pretensamente neutro, eterno e científico de determinado modelo, provocaria nos leitores a revisão e a retificação do conhecimento anterior.
A leitura do livro sugere, corretamente, que nenhum conjunto específico de instituições é unicamente adequado para