PRECONCEITO RACIAL
PRECONCEITO RACIAL
(RESENHA)
Sorocaba
2015
PRECONCEITO RACIAL
(RESENHA)
Trabalho elaborado para a disciplina de Psicologia Social, apresentado a Universidade Paulista sobre orientação do Prof. Leandro Fonseca de Campos,
Lílian M. C. Camargo C108FA-3
Sorocaba/SP
2015
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 5
2. RESENHA 7
2.1 Texto (1) 7
3. RESENHA 9
3.1 Texto (2) 9
4. CONCLUSÃO 12
REFERÊNCIAS 13
1. INTRODUÇÃO
Preconceito é um juízo pré-concebido, que se manifesta numa atitude discriminatória, perante pessoas, crenças, sentimentos e tendências de comportamento.
O preconceito pode acontecer de uma forma banal, até um pensamento, por exemplo: que feio, que gordo, que magro, como é burro este negrão.
O preconceito pode ser fruto de uma personalidade intolerante, porque são geralmente autoritários e acreditam nas normas do respeito máximo à tradição, e são hostis com aqueles que desafiam as regras estabelecidas.
Existem diferentes manifestações e tipos de preconceito, sendo as suas formas mais comuns o preconceito social, racial (racismo) e sexual (sexismo ou homofobia). Nas características comuns a grupos, atitudes preconceituosas são aquelas que partem para o campo da agressividade ou da discriminação. O preconceito faz parte do domínio da crença por ter uma base irracional, não do conhecimento que é fundamentado no argumento ou no raciocínio.
Existe também o preconceito lingüístico, que consiste numa discriminação sem fundamento contra variedades lingüísticas. Esse preconceito é também um preconceito social, e tem como alvo pessoas que falam de forma diferente