Resenha pinóquio às avessas
Neste livro, Rubem Alves usa os famosos personagens de Maurício de Souza e o conto de fadas “Pinóquio” para tratar de um assunto atual que ocorre com nossas crianças, a não valorização de seu conhecimento prévio e lúdico nos primeiros anos de vida, quando a criança tem um imenso mundo de dúvidas.
Felipe, como todas as crianças tinha muitas dúvidas e curiosidades sobre o mundo à sua volta. Pretendia, ao entrar na escola, ter todas as suas perguntas respondidas pela professora e assim se satisfazer de tanta sabedoria.
Os pais de Felipe, como a maioria dos pais, viam na escola a educação necessária para que seu filho tivesse um futuro brilhante e com muito sucesso profissional; explicavam á Felipe que o diploma universitário era o objetivo a ser alcançado desde que as pessoas entravam na escola e para isso era preciso ter muitas notas boas, que eram dadas como resposta ao conhecimento adquirido. Ao ouvir isso, Felipe ficava ansioso com a ideia de ir à escola e feliz, pois já tinha muito conhecimento acumulado. Todavia, ao entrar na escola, aquele mundo imaginário foi se transformando em uma realidade um pouco diferente.
A criança tinha uma paixão enorme pelo mundo dos pássaros, em especial o pássaro azul e sonhava em ser um cuidador de pássaros, tinha uma mente cheia de perguntas e esperava pelas respostas que deveriam ser vindas da professora, que não as respondia, ora porque não sabia as respostas, ora porque aquele assunto não estava no “programa escolar”.
O mundo imaginário fazia Felipe sonhar cada vez mais em meio à aula, a ponto de seu problema ser diagnosticado pela psicóloga como “distúrbio de atenção”, devido “á seu coração estar aonde deseja e não no lugar aonde o professor manda”. Ao ouvir o diagnóstico, os pais de Felipe ficaram muito tristes, porque a partir desse momento ele precisava ser tratado. Conversaram com Felipe e fizeram com que tivesse medo do que