RESENHA DO LIVRO PINÓQUIO ÀS AVESSAS
CURSO DE PSICOLOGIA
RESENHA DO LIVRO PINÓQUIO ÀS AVESSAS
São Paulo
2013
RESENHA DO LIVRO PINÓQUIO ÀS AVESSAS
São Paulo
2013
Sumário
Introdução
Este trabalho trata-se de uma reflexão sobre a leitura do livro Pinóquio às Avessas do autor Rubem Alves, cujo objetivo principal é relacionar com os assuntos abordados em aula da disciplina de Psicologia do Desenvolvimento e Teorias de Aprendizagem.
Pinóquio às Avessas é uma obra voltada ao público infantil, porém por abordar o tema ensino-aprendizagem, atinge aos educadores e aos pais. Na obra, Rubem Alves critica o método de ensino tradicional, onde o professor acredita na transmissão do conhecimento e ignora a “bagagem de informações” que é predisposta no aluno, ou seja, este modelo vê o aluno como uma “tabula rasa” e o professor como principal agente no processo de ensino-aprendizagem, ele detém todo conhecimento.
Apesar de o autor destacar o lado negativo do ensino tradicional, ele não despreza a escola no processo do desenvolvimento cognitivo. Apenas da ênfase ao fato de cada criança ter seu tempo de assimilar novos conhecimentos e ao papel que o professor tem de esclarecer dúvidas e explicar ao aluno o conteúdo a ser passado.
Na estória Felipe é um garoto curioso, quando fazia perguntas aos pais, tinha a resposta que aprenderia na escola. Porém ao conhecer a escola se decepciona, pois não têm respostas às suas perguntas, já que o ensino era baseado nos conteúdos estabelecidos pelo governo, sendo assim, suas dúvidas não eram esclarecidas e os professores não as aproveitavam para dar continuidade no processo de aprendizagem.
1. Objetivo
Este trabalho tem por finalidade identificar e associar os modelos de ensino-apredizagem Tradicional, Comportamentalista e Humanista, contidos na estória “Pinóquio às Avessas”.
Nos próximos capítulos iremos